O vidro na construção

O vidro é sempre muito benvindo em uma construção sustentável, pois oferece inúmeras vantagens, entre elas, o fato de ser 100% reciclável.

Graças a essa característica, o vidro não entra na lista dos resíduos de obra, geralmente mal encaminhados ao destino final e que tanto poluem o meio ambiente.

Além disso, sua transparência permite um melhor aproveitamento da luz natural nas construções, minimizando significativamente os gastos de energia elétrica empregados em iluminação.

Em contrapartida, caso seja mal empregado em um projeto arquitetônico, o vidro pode gerar o efeito contrário, passando a vilão no quesito eficiência energética.

Isso porque ele é um péssimo isolante térmico e seu uso inadequado pode significar um aumento desnecessário no uso dos sistemas de refrigeração.

Outras vantagens:

  • Com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente;
  • Além da vantagem do reaproveitamento de 100% do caco, a reciclagem permite poupar matérias-primas naturais, como areia, barrilha, calcário, etc.

Não podemos esquecer também do lado social, fundamental para o equilíbrio de um empreendimento sustentável.

A instalação de um processo de coleta e beneficiamento de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população.

Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem empresarial também tem forte caráter social.

Fonte: ABIVIDRO