Será inaugurado hoje, no Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rêgo, mais conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, o Memorial da Imigração Japonesa.
O projeto dos arquitetos Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho celebra a amizade entre o estado de Minas Gerais e o Japão, unidos por traços culturais e parcerias comerciais e tecnológicas.
O monumento foi erguido em forma de pavilhão de exposições, suspenso sobre um espelho d’água, que divide de forma simbólica o país asiático e o estado brasileiro, distantes fisicamente por um oceano, porém ligados por idéias e ideais.
Além da importância turística e cultural, o monumento é considerado um exemplo de sustentabilidade, já que foi construído num local formado pelo acúmulo de sedimentos retirados do fundo da lagoa da Pampulha, assim como todo o Parque Ecológico.
Errata: Havia publicado que Oscar Niemeyer seria o autor desse projeto, conforme fonte do Jornal O Globo, que já corrigiu a notícia.
Agradeço ao Sr. Breno Nunes por ter me informado sobre o engano!
Fonte: O Globo
Prezada Karla,
A informação que a obra é de Oscar Niemeyer não procede. O projeto arquitetônico é de Gustavo Penna e Mariza Machado Coelho. O portal O Globo já corrigiu a informação, publicando uma errata, inclusive. Favor corrigir também na sua postagem. Para mais informações, ligue na assessoria do memorial, nos telefones (31) 3586-2346 ou ainda 8329-7211.
Abraços, Breno Nunes.
Muito obrigada pela pronta informação, Breno, já corrigi o post, não tinha percebido o equívoco nas informações!
Até mais,
Karla.