Maracanã sustentável

Para sediar a Copa do Mundo de 2014, nós teremos que investir muito na renovação de equipamentos esportivos, além de construir outros.
As exigências da FIFA não são poucas e uma delas fala da estrutura para estacionamentos, item esse o qual ainda estamos muito longe de termos boas referências.

Um dos projetos, ainda sem aprovação, é o da remodelação do Maracanã, onde a Artetec Arquitetura e Construção e a Random Arquitetura e Urbanismo, aperfeiçoaram uma antiga proposta de um estacionamento suspenso sobre a faixa ferroviária próxima ao estádio.

entorno l imagem: revista au
entorno l imagem: revista au

Além da proposta oferecer uma estrutura de estacionamento para no mínimo cinco mil automóveis, mil bicicletas e toda integração com outros transportes públicos, o projeto tem caráter sustentável, através de detalhes que levam responsabilidade ambiental ao perímetro urbano.
Duas grandes cisternas serão implantadas, uma delas fará a captação das chuvas, que serão reaproveitadas para rega de jardins, alimentação do lago do parque e limpeza dos sanitários. A outra será abastecida com as possíveis águas transbordadas dos rios Maracanã e Joana, que serão tratadas e devolvidas ao leito dos próprios rios.
A proposta também contempla uma densa área verde com espécies da Mata Atlântica, além da instalação de placas para captação de energia solar.

entorno l imagem: revista au
cobertura l imagem: revista au
entorno l imagem: revista au
detalhe cobertura l imagem: revista au

O projeto ficou entre as seis menções honrosas do concurso regional latino-americano do Holcim Awards de 2008, destinado a projetos sustentáveis.

Fonte: Revista aU