No dia 18/11/08, foi oficialmente apresentado o trabalho do artista espanhol Miquel Barceló, executado no forro do Palácio das Nações Unidas, em Genebra, Suiça.
A obra consiste em esculturas multicoloridas, em forma de estalactites, fixadas no teto em cúpula do salão da ONU.
O resultado é impressionante tanto pela diversidade plástica como pelas dimensões, já que o visitante não consegue visualizar todo o forro de uma única vez, sendo forçado a circular pelo salão para apreciar todo o conjunto.
A execução
Um time de arquitetos e engenheiros criou o novo teto, composto por uma liga de alumínio de alta resistência, desenvolvido para suportar o peso da escultura.
Uma substância plástica foi aplicada no forro de diversas maneiras, tanto manualmente ou até mesmo com ferramentas nada convencionais, como armas de paintball.
Depois das estalactites prontas, 35 tonalidades de cores pintaram as esculturas, sendo exatamente essa etapa do trabalho tida como a marca registrada de Barceló.
A direção da pintura talvez seja o aspecto mais importante de toda a obra, pois de cada ponto do salão ela pode ser vista predominantemente cinza ou multicolorida.
Essa diversidade de cores simboliza todas as culturas do mundo e todas as interpretações que podem ser dadas sobre os diversos assuntos discutidos no salão.
O artista
Miquel Barceló é um pintor espanhol, nascido na ilha de Maiorca.
Estudou arte em Barcelona e começou a expor seus trabalhos nos anos 70.
Seu talento inovador fez dele um dos mais importantes artistas espanhóis contemporâneos, com trabalhos apresentados nas principais galerias do mundo.
Barceló vive e trabalha em Maiorca, Paris e Mali.
Fonte: designboom