O quartinho do bebê

Este texto foi publicado originalmente no blog Todas Elas, onde escrevo na seção Decoração.

chupetasQue delícia poder arrumar, com todo carinho do mundo, o quartinho do bebê que está para chegar, não é mesmo?
Mas muitas vezes essa tarefa acaba ficando para última hora, já que existem outros mil detalhes que os pais precisam cuidar antes do nascimento da criança.

E nessas horas é importante tomar alguns cuidados para não agir por impulso e sair comprando todos os lindos itens de decoração que surgirem pela frente!
Sugiro um planejamento, mesmo que bem simples, para evitar algumas armadilhas.

Menino? Menina? Gêmeos?

Geralmente os pais preferem confirmar o sexo (e o número de bebês), já que são informações importantes na hora de pensar no quartinho, mas particularmente, não gosto de definir soluções por gênero em meus projetos, pois acho que os quartinhos, de um modo geral, precisam ser ambientes alegres e fontes de estímulos na medida certa, com cores e objetos que nem sempre são os padrões para meninos ou meninas.

Aquela coisa de rosa para elas, azul para eles e amarelinho ou verde água para ambos já era, pois esses espaços podem ser muito melhor explorados com soluções criativas que aliem beleza e praticidade ao dia a dia corrido da nova família.
Portanto, não tenha medo de sair do convencional, os resultados podem ser surpreendentes!

Praticidade!

Sim, isso é fundamental, principalmente aos pais de primeira viagem, que ainda desconhecem a rotina do seu bebê. Portanto, priorizar os itens que facilitem e acompanhem essa correria diária certamente fará toda a diferença!

Vou dar um exemplo pessoal: a cômoda que projetei para o quarto do meu filho. Ela é simples, foi confeccionada em madeira certificada e comporta duas caixas de vime para guardar objetos, apoiadas em uma base deslizante.
A principal diferença em comprá-la numa loja é que pude escolher a altura mais adequada, já que sempre achei as cômodas prontas um pouco baixas.
E sabe o que mais? Por tê-la projetado, pensei em um móvel que pudesse ser usado por muito tempo ainda, mesmo depois que ele crescesse e foi exatamente o que aconteceu, confira o antes e depois na imagem a seguir.

mesma cômoda em dois momentos diferentes, bebê e criança
mesma cômoda em dois momentos diferentes, bebê e criança

Outra praticidade é o berço, que mais tarde se transforma em caminha. Optei por esse diferencial e foi ótimo não precisar comprar outro móvel e ainda poder reaproveitar o antigo. Mas peça ajuda na hora da compra, pois nem todos os berços podem ser transformados.

Paredes e tetos

Hoje temos inúmeras opções criativas e encantadoras paras as paredes dos quartinhos, inclusive para todos os bolsos.
É possível integrar objetos e mobiliários à pintura artística, como prateleiras e até o próprio bercinho, confira algumas imagens:

mobiliário, luminária e pintura integrados | imagem: pinterest sarah berendson e outdoor lighting
mobiliário, luminária e pintura integrados | imagem: pinterest sarah berendson e outdoor lighting
ideias criativas fora do convencional para bebês | imagens: pinterest janet kostka e kid´s bed and bath ideias criativas fora do convencional para bebês | imagens: pinterest janet kostka e kid´s bed and bath
ideias criativas fora do convencional para bebês | imagens: pinterest janet kostka e kid´s bed and bath
paredes cinzas pouco usadas e estantes para livros coloridas | imagens: pinterest jennifer o´neill e kally whittaker
paredes cinzas pouco usadas e estantes para livros coloridas | imagens: pinterest jennifer o´neill e kally whittaker

Antes do meu filho nascer, me animei em pintar meia parede superior do quartinho dele, escolhi nuvenzinhas tipo cartoon em um fundo azul clarinho. Tempos depois, mudamos de apartamento e agora com um menino de três anos, me aventurei com a pintura em giz no fundo lousa azul escuro, dessa vez com motivos espaciais, veja como ficou:

quarto de menino com pintura de nuvens e motivos espaciais
quarto de menino com pintura de nuvens e motivos espaciais

Já os tetos podem receber um tratamento mais que especial através da iluminação por fibra óptica. Mas para instalar o kit céu estrelado em um ambiente, é preciso ter um forro rebaixado em gesso acartonado, onde vários furinhos serão feitos para que a iluminação indireta crie o efeito do céu com inúmeras estrelinhas.

kit céu estrelado aplicado em quartinho de bebê em reforma residencial | imagem: léo barrilari kit céu estrelado aplicado em quartinho de bebê em reforma residencial | imagem: léo barrilari
kit céu estrelado aplicado em quartinho de bebê em reforma residencial | imagem: léo barrilari

Espero que esses exemplos de soluções simples e acessíveis possam ajudar as famílias nesse momento tão importante e que elas tenham cuidado para que todo esse ritual de preparo não se torne um martírio ou uma corrida contra o tempo em busca dos itens perfeitos!

Saibam que esse estresse não vale nada a pena e o que importa mesmo é deixar toda criatividade e carinho fluírem na hora de preparar cada detalhe do quartinho desse bebê que está para chegar, pois certamente ele sentirá todo o amor que o cerca e o protegerá a partir de agora.

Boa sorte!

Deixe uma resposta